Procac/ Canoas: comunicação pública e relacionamento com o cidadão
Palabras clave:
Comunicação pública, ferramentas de comunicação, estratégias de relacionamentoResumen
O artigo reflete sobre a sustentabilidade dos relacionamentos das administrações públicas com os cidadãos através de estratégias e instrumentos de comunicação dirigida planejados, executados e avaliados para consolidar a imagem institucional. A partir do relato de práticas desenvolvidas pelo Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas - PROCAC/ Canoas -, evidencia-se a importância dos processos comunicacionais na gestão dos relacionamentos públicos e no compromisso com o interesse coletivo.Descargas
Citas
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial – A construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BRANDÃO, Elisabeth P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.
CAMARGOS, Maurício Lara. O comunicador público entre o mar e o rochedo. In: OLIVEIRA, Maria José da Costa (Org). Comunicação pública. Campinas: Editora Alínea, 2004.
CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola. Dilemas para a constituição do espaço público brasileiro: controvérsias midiáticas. In: MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola (Orgs). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
DUARTE, Jorge. Comunicação e opinião pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas – processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.
IZURIELA, Roberto. La comunicación política en la era del entretenimiento – Un estudio de la comunicación y las Relaciones Públicas para Gobiernos. In: Estrategias de comunicación para gobiernos. Buenos Aires: La Crujía, 2003.
KOTLER, Philip & LEE, Nancy. Marketing no setor público. Porto Alegre: Bookman, 2008.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Organizações, cidadania, comunicação e os limites entre as estratégias e a ética. In: MOREIRA, Sonia. BRAGANÇA, Aníbal (Org.). Mídia, ética e sociedade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
MENDES, Vera Lúcia Peixoto. Inovação gerencial na administração pública, cidadania e direito dos brasileiros. In: Revista organizações & sociedade. Salvador, UFBA, v. 8, n. 22, 2001. Disponível em: http://www.revistaoes.ufba.br/viewissue.php?id=5#Artigos Acesso em: 25 set. 2007.
NOVELLI, Ana Lucia Coelho Romero. O papel institucional da comunicação pública para o sucesso da governança. In: Organicom: revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo: ECA/ USP, v. 3, n. 4, 2006.
PENTEADO, José Roberto Whitaker. Relações públicas nas empresas modernas. São Paulo: Pioneira, 1993.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.