O cinema, seu duplo e o tribunal em cena

Autores/as

  • Andréa França Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4420

Palabras clave:

Cinema, documentário, representação duplo

Resumen

Este artigo discute o problema da natureza dupla da imagem do cinema e da natureza unívoca do tribunal, particularmente em dois filmes brasileiros recentes, Juízo, o maior exige do menor, de Maria Augusta Ramos e Jogo de cena, de Eduardo Coutinho. Analisam no tema do duplo e do tribunal - da justiça e do cinema - questões relativas ao lugar do espectador diante das imagens midiáticas contemporâneas, aos sistemas de representação, aos modos singulares de produzir a verdade, que serão analisadas aqui, bem como o possível diálogo desses documentários com as obras de Kieslowski, Kiarostami e Makhmalbaf.

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Biografía del autor/a

Andréa França, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

2008-11-20

Cómo citar

França, A. (2008). O cinema, seu duplo e o tribunal em cena. Revista FAMECOS, 15(36), 91–97. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4420

Número

Sección

Menciones destacadas - COMPÓS 2008