Uma comunicação de limiaridades: imagens, fabulações e seus efeitos cotidianamente espetaculares
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3450Palabras clave:
Comunicação, imagem, mídiaResumen
Análise de algumas teorias contemporâneas da imagem aplicadas ao campo da comunicação. Problematização da relação analítica adotada no estudo das imagens, avaliando o grau de interação e autonomia da escrita em contraponto à crescente autonomização das imagens no contexto comunicacional na atualidade. Abordagem das interfaces e tensões entre imagem e cotidiano presentes na produção e no consumo de produtos da indústria do entretenimento voltados à representação do banal e do comezinho.Descargas
Citas
BAITELLO JR., Norval. As quatro devorações: iconofagia e antropofagia na comunicação e na cultura. In: Encontro da Compós, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2002.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
______. A transparência do mal: ensaio sobre fenômenos extremos. Campinas: Papirus, 1992.
DEBRAY, Régis. O Estado sedutor. As revoluções midiológicas do poder. Petrópolis: Vozes, 1993.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Micropolítica e segmentaridade. In: Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. 3 vol. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. p. 83-115.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Entrevista a Forum Deutsch. Revista Brasileira de Estudos Germânicos, n. 1, 1996, p. 7.
______. Guerra civil. São Paulo, Companhia das Letras: 1995.
JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
______. Espaço e imagem. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
______. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
JEUDY, Henri Pierre. Pesquisador dos processos mediáticos. In: RAMOS, Sílvia (org.). Seminário Mídia & Violência Urbana. Relatos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994. p. 67-78.
KROKER, Arthur e COOK, David. The postmodern scene: excremental culture and hyper-aesthesis. Montréal: New World Perspectives, 1991.
LYOTARD, Jean-François. Heidegger e "os judeus". Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
PARENTE, André (org.). Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
PIRANDELLO, Luigi. Um, nenhum e cem mil. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Imagens limiares e seus fabulosos fabuladores. In: XIV Encontro da Compós, 2005, Niterói. Anais... Niterói: Compós, 2005.
ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Sorria, você está sendo estetizado! Apontamentos sobre imagem e cotidiano na indústria do entretenimento. XVI Encontro da Compós, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: UTP, 2007.
ROCHA, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo. Você sabe para quem está olhando? Visibilidade e incomunicabilidade na cultura contemporânea. In: BAITELLO, Norval (org.) Os meios da incomunicação. São Paulo: Annablume, 2005.
______. Da amnésia à anamnese: linguagens e pedagogia da violência nos media e nos centros urbanos brasileiros. Pesquisa de pós-doutoramento. Relatórios I e II. Programa de Estudos Pós- Graduados em Ciências Sociais/PUC-SP. São Paulo: 1999 e 2000.
VIRILIO, Paul. A inércia polar. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
______. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
______. L'insecurité du territoire. Paris: Galilée, 1993.
VIRY, Marin. Notas sobre escrita ou linguagem televisual. O Estado de S. Paulo. 10 out. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.