João do Rio e os gêneros jornalísticos no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3418Palabras clave:
Gêneros jornalísticos, Reportagem, História da imprensaResumen
A obra de João do Rio constitui um objeto indispensável para a reflexão acerca do desenvolvimento dos gêneros jornalísticos no Brasil. Passadas décadas no esquecimento, sua revalorização necessita, todavia, de alguns ajustes. Fundamentalmente: é necessário situá-la com rigor em um contexto particular, o do início do século XX, momento em que o jornalismo no país passava por uma significativa transformação, com o abandono de sua feição doutrinária e a incorporação de uma dinâmica comercial e empresarial. O reconhecimento das peculiaridades desse contexto é chave imprescindível para se compreender como se configuram os gêneros jornalísticos presentes em suas principais obras. Com isso, dimensiona-se o caráter plural na conformação de gêneros provenientes do jornalismo europeu que se manifesta, por exemplo, na simbiose entre reportagem e crônica.Descargas
Citas
EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro de meu tempo. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1938.
GRIECO, Agripino. Evolução da prosa brasileira. Rio de janeiro: Ariel, 1933.
MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988.
PEREIRA, Lúcia Miguel. História da literatura brasileira: prosa de ficção: de 1870 a 1920. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1988.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Paris: H. Garnier, 1908.
_____. Vida vertiginosa. Rio de Janeiro: Garnier, 1911.
RODRIGUES, João Carlos. João do Rio: uma biografia. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
SILVA, Carlos Eduardo Lins da. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. São Paulo: Summus, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.