Cultura dos links: conjunção e conexão nas redes

Autores/as

  • Marta de Araújo Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3410

Palabras clave:

Redes, Comunicações, Blogs

Resumen

Este artigo discute a cultura dos links ativa na Internet com as práticas de trocas entre blogs, sites pessoais, listas de discussão entre outras. Uma comunicação em rede, que apesar das possibilidades que o dispositivo tecnológico proporciona, acaba se restringindo às atividades de conexão em detrimento da conjunção e do coletivo, produzindo uma cultura autocentrada, passiva e sem confrontos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta de Araújo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Foi bolsista da Faperj (RJ), modalidade recém-doutor, junto ao Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio sênior no SciencesPo/Ceri (Centre de Recherches Internationales) (2015-2016). Atualmente é professora e pesquisadora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação "Comunicação e Sociedade", na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professora 3º grau, dedicação exclusiva, nível associado IV, na Faculdade de Comunicação (ECO), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Citas

BARABÁSI, Albert-Lászlo. Linked. New York: Penguin, 2003.

BERARDI, Franco. Biopolitics and connective mutation. Disponível em:

http://culturemachine.tees.ac.uk/, 2005.

Publicado

2008-04-14

Cómo citar

Pinheiro, M. de A. (2008). Cultura dos links: conjunção e conexão nas redes. Revista FAMECOS, 14(32), 17–22. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3410

Número

Sección

Conexiones en las redes mediáticas