A Música Popular Brasileira repensa identidade e nação

Autores/as

  • Marildo José Nercolini Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3402

Palabras clave:

Comunicação, tropicália, música

Resumen

O objetivo desse artigo é abordar o universo da música massiva no Brasil, focando a discussão na Música Popular Brasileira e o papel que seus criadores, a partir dos anos 60, têm na reflexão e na construção de novos parâmetros para se pensar identidade nacional e o Brasil enquanto nação. O Brasil tem na produção musical ligada à canção popular papel decisivo na gênese de novas identidades nacionais híbridas; não mais fixas, nem essencializadas, mas marcadas pela articulação do “próprio” e do “alheio”. Seus criadores auxiliam a quebrar as barreiras asfixiantes criadas por nacionalistas empedernidos, mas sem cair na também asfixiante aceitação cega daquilo que é produzido e entendido na metrópole como o melhor.

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Biografía del autor/a

Marildo José Nercolini, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2008-04-14

Cómo citar

Nercolini, M. J. (2008). A Música Popular Brasileira repensa identidade e nação. Revista FAMECOS, 13(31), 125–132. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3402

Número

Sección

Identidades culturales

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