Signification, innovation and stereotypes

Autores/as

  • Flávio Vinicius Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3394

Palabras clave:

Comunicação, estereótipo, significação

Resumen

Este texto examina o papel dos estereótipos na significação, especialmente em termos da semiótica de Peirce e suas conseqüências para a prática do design. Ele enfetiza a presença escondida de pressupostos do senso-comum na inferência, o processo lógico que Peirce via como a maneira falível, provisional e retórica através da qual os sujeitos produzem sentido. Contudo, se espera que o efeito relativista desestabilizador da semiose possa também ser capaz de produzir mudanças desejadas nas idéias recebidas quando a negatividade (ou rejeição) é ativada pelas práticas materiais do design (publicidade, arquitetura, fotografia, etc.) sempre que se quer criar proposições inovadoras, concretas, com o objetivo de alterar espectros específicos de preposições existentes.

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Biografía del autor/a

Flávio Vinicius Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-14

Cómo citar

Cauduro, F. V. (2008). Signification, innovation and stereotypes. Revista FAMECOS, 13(31), 57–64. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3394

Número

Sección

Lenguaje y comunicación