Comunicação eletrônica: as transformações nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3294Palabras clave:
Comunicação eletrônica, computador e organizações, comunicação impressaResumen
As organizações passam por transformações de ordem diversas. No que tange à comunicação, a informatização está transformando a comunicação dirigida escrita impressa em dirigida escrita eletrônica. Seis empresas entrevistadas mostram a realidade dessa comunicação eletrônica, ressaltando que a mesma trouxe agilização, mas que ainda não descartaram totalmente a forma escrita impressa, acrescentando que, do ponto de vista das relações humanas, a forma eletrônica tem isolado as pessoas. Para essa nova forma de veicular, este trabalho propõe, no seu texto original, uma formatação padronizada desse tipo de comunicação aos seus usuários, pois o setor está carente e tem chamado tudo de “e-mail”, por falta de conhecimento de como caracterizá-la.Descargas
Citas
CESCA, Cleuza G.Gimenes. Comunicação Dirigida Escrita na Empresa: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1995.
COHEN, Roger. Tudo que seus Gurus não lhe Contaram sobre Comunicação Empresarial. 3. ed. São Paulo: Best Seler, 1988.
CAPRIOTTI, Paul. Planificación Estratégica de la Imagen Coorporativa. Barcelona: Ariel Comunicación, 1999.
CERTO, Samuel C. e J.Paul Peter. Administração Estratégica. Tradução de Flávio Deni Steffen. São Paulo: Makron Books, 1993.
CHAPELL, R.T. & W.L. Read. Comunicação Interna na Empresa Moderna. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Fórum, 1973.
CORNELLA, Alfons. Información Digital para la Empresa. Barcelona: Marcombo S/ª, 1996.
CORRADO, Frank M. A Força da Comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.
FREITAS, Maria Ester. Cultura Organizacional. São Paulo: MaKron Books, 1991.
FLEURY, Maria Tereza e FISCHER, Rosa M. Cultura e Poder nas Organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995.
______. Rel. Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.
KOTLER, Philip. Maketing para o Século XXI. 5. ed. Tradução Cristina Bazán. São Paulo: Futura, 2000.
LAMPREIA, J. Martins. Comunicação Empresarial. Lisboa: Texto, 1992.
LLOYD, Herbert e Peter. Relações Públicas: as técnicas de comunicação no desenvolvimento das empresas. Lisboa: Presença, 1985.
MANUAL de redação da Presidência da República. Org. Gilberto Ferreira Mendes. Brasília, 1991.
MOTTA, Paulo Roberto. Transformação Organizacional. São Paulo: Qualitymark, 1997.
RECORDER, Maria José; ABADAL, Ernest Abadal; CODINA, Lluís. Informação Eletrônica e Novas tecnologias. São Paulo: Summus, l996.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato. Comunicação Empresarial –Comunicação Institucional. São Paulo: Summus, 1984.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas-função política. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1995.
SQUIRRA, Sebastião C. de Moraes. O Século Dourado – a comunicação eletrônica nos EUA. São Paulo: Summus, 1996.
WILSON, Grahan. Fazendo Acontecer a Mudança. São Paulo: Saraiva, 1996.
VALENTE, Célia; NORI, Walter. Portas Abertas São Paulo: Best Seller, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.