Elector y comunicación electoral en Porto Alegre: de la ideología partidista a la eficiencia mediática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32791

Palabras clave:

Comunicación Política. Campañas Electorales. Comportamiento Político.

Resumen

Este artículo presenta un análisis de las elecciones municipales de 2008, 2012 y 2016 en Porto Alegre, capital del estado de Rio Grande do Sul (RS), Brasil, a partir de la construcción de un cuadro comparativo entre el comportamiento de los votantes y las estrategias de comunicación de las coaliciones partidistas. Se analizan las características históricas del electorado, los resultados electorales y las estrategias de comunicación electoral, y finalmente se comparan los datos de los candidatos ganadores en las tres papeletas. El objetivo es identificar los modelos más exitosos de comunicación electoral en estas elecciones y si existe un patrón histórico de comunicación electoral que lleve a los candidatos al poder o si se están agregando nuevas estrategias a lo proceso. Identificamos la repetición de temas, enfoques y uso de los medios de comunicación en las dos primeras elecciones, con inflexión en la última elección, en 2016.

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Biografía del autor/a

Carla Mendonça, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Pesquisadora do Doutoramento em Ciências da Comunicação e do Laboratório de Ciências da Comunicação do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL ) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Doutora desde 2013 em Ciências Sociais, Especialista em Estudos Comparados sobre as Américas, pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil, com bolsa da Capes/MEC. Especialização em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (Irel) da UnB em 2008. Graduada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social (Fabico) com ênfase em Jornalismo pela UFRGS, Brasil, em 1998.

Jéssica Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS)

Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciência Política pelo mesmo programa. Graduada bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Cultura Política do PPGPOL UFRGS e colaboradora da equipe do World Value Survey Brasil. Além disso, participa das atividades do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina (NU PESAL). Foi colaboradora em grupos de pesquisa no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense (NU PERGS), sob a orientação da professora Doutora Maria Izabel Saraiva Noll. Dedicando-se, atualmente, a pesquisas na área de Cidadania e Qualidade Democrática.

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TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Brasil. Disponível em: http://www.tse.jus.br/. Acesso em: 18 dez. 2018.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Mendonça, C., & Duarte, J. (2019). Elector y comunicación electoral en Porto Alegre: de la ideología partidista a la eficiencia mediática. Revista FAMECOS, 26(3), e32791. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32791

Número

Sección

Pensamento Comunicacional