TV a cabo e a segmentação da informação

Autores/as

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3207

Palabras clave:

Segmentação, TV a cabo, Audiência

Resumen

O presente trabalho discute o aumento da segmentação na televisão a partir da tecnologia do cabo e mostra como a audiência tem se posicionado frente ao grande número de canais disponíveis. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa – através da técnica de grupo focal – com dois públicos distintos: de adultos e de crianças e adolescentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista

Citas

ALMEIDA, Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. São Paulo: Summus, 1988.

BIGAL, Solange. Afinal, o que é criação publicitária? (O estético na publicidade). São Paulo: Razão Social, 1993.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DIAS, Cláudia Augusto. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e Sociedade. Paraíba, v. 10, n. 2, p. 141-158, 2000.

DUARTE, Luiz Guilherme. É Pagar Para Ver: a TV por Assinatura em Foco. São Paulo: Summus, 1996.

FIGUEIREDO, Rubens e CERVELLINI, Sílvia. O que é opinião pública. São Paulo: Brasiliense, 1996.

HOINEFF, Nelson. A Nova Televisão: Desmassificação e o Impasse das Grandes Redes. Rio de Janeiro: Relume Damará, 1996.

______.TV em Expansão: Novas Tecnologias, Segmentação, Abrangência e Acesso na Televisão Moderna. Rio de Janeiro: Record, 1991.

IBOPE. Investimento publicitário por meio de comunicação. Disponível em: http://www.ibope.com.br. Acesso em: 03 mar. 2001.

______. Um raio X do mercado da TV por assinatura nas nove principais praças do País. Disponível em: http://www.ibope.com.br. Acesso em: 07 set. 2000.

JHALLY, Sut. Os códigos da publicidade. Portugal: Edições Asa, 1995.

KAPLAN, Sheila e REZENDE, Sidney (org.). Jornalismo Eletrônico ao Vivo. Petrópolis: Vozes, 1994.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

______. La telenovela en Colombia: television, melodrama y vida cotidiana. Dialogos de la comunicacion. Lima, n. 17, p. 46-59, 1987.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

______. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. rev. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

MORAES, Dênis de (org.). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.

______. Planeta Mídia: Tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.

NET. Como o sinal de TV por assinatura chega na sua casa. Disponível em: http://www.net.tv.br. Acesso em: 05 mar. 2001.

SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. Tradução e transcrição de Sílvia Cristina Dotta e Kiel Pimenta. São Paulo: Brasiliense, 1995.

WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2000.

WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Ática, 1996.

Publicado

2008-04-11

Cómo citar

Andrelo, R. (2008). TV a cabo e a segmentação da informação. Revista FAMECOS, 10(20), 88–97. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3207

Número

Sección

Periodismo