A arte do observador

Autores/as

  • André Parente Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3058

Palabras clave:

Comunicação, Visorama, Realidade virtual

Resumen

O recente desenvolvimento de técnicas de visualização baseada em imagens panorâmicas fotográficas possibilitaram a representação de ambientes virtuais fotorealistas gerados por computador, que chamamos de panoramas virtuais.  Baseados nestas técnicas estamos desenvolvendo um novo sistema de visualização, intitulado Visorama, que utiliza componentes de hardware e de software que nos permite implementar uma nova poética dos espaços urbanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Parente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Cinema pela Universidade Paris VIII. Diretor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citas

ELLOUR, Raymond. L’entre-images. Paris: La Différence, 1990.

CRARY, Jonathan. The art of the observer. Massachussets: The MIT Press, 1990.

COMMENT, Bernard. Le XIXème siècle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993.

DAMISH, Hubert. La théorie du nuage. Paris: Seuil, 1985.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 1975.

FRIED, Michael. La place du spectateur. Paris: Gallimard, 1990.

PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Parente, A. (2008). A arte do observador. Revista FAMECOS, 6(11), 124–129. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3058

Número

Sección

Nuevas tecnologías