As finalidades do jornalismo: percepções de veículos, jornalistas e leitores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29349Palabras clave:
Finalidades do Jornalismo, Discurso, Leitores.Resumen
O objetivo do artigo é discutir as finalidades do jornalismo, a partir da percepção de veículos, jornalistas e leitores, os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. Foram analisados os discursos dos veículos Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, de 85 jornalistas brasileiros e de 250 leitores. A pesquisa trata das principais finalidades apontadas pelos sujeitos e traz a proposta de que o jornalismo tem 12 finalidades a cumprir: a) informar de modo qualificado; b) investigar; c) verificar a veracidade das informações; d) interpretar e analisar a realidade; e) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; f) selecionar o que é relevante; g) registrar a história e construir memória; h) ajudar a entender o mundo contemporâneo; i) integrar e mobilizar as pessoas; j) defender o cidadão; k) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia; l) esclarecer o cidadão e apresentar a pluralidade da sociedade.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1996.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia. N. 14. São Paulo: PUC-SP, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: Editora UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
GOMIS, Lorenzo. Teoría del periodismo: cómo se forma el presente. Barcelona: Paidós, 1991.
HEINRICH, Ansgard. Network journalism: journalistic practice in interactive spheres. London: Routledge, 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2008.
MIGUEL, Luis Felipe. O jornalismo como sistema perito. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. V. 11, n. 1. São Paulo: USP, 1999.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007a.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2007b.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org). Por uma análise automática do discurso: uma Introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo: o que pensam veículos, jornalistas e leitores. 2016. 260f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação UFRGS, Porto Alegre, 2016.
SERRA, Paulo. A credibilidade da informação na web. BOCC. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.