As finalidades do jornalismo: percepções de veículos, jornalistas e leitores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29349Keywords:
Finalidades do Jornalismo, Discurso, Leitores.Abstract
O objetivo do artigo é discutir as finalidades do jornalismo, a partir da percepção de veículos, jornalistas e leitores, os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. Foram analisados os discursos dos veículos Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, de 85 jornalistas brasileiros e de 250 leitores. A pesquisa trata das principais finalidades apontadas pelos sujeitos e traz a proposta de que o jornalismo tem 12 finalidades a cumprir: a) informar de modo qualificado; b) investigar; c) verificar a veracidade das informações; d) interpretar e analisar a realidade; e) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; f) selecionar o que é relevante; g) registrar a história e construir memória; h) ajudar a entender o mundo contemporâneo; i) integrar e mobilizar as pessoas; j) defender o cidadão; k) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia; l) esclarecer o cidadão e apresentar a pluralidade da sociedade.Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1996.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia. N. 14. São Paulo: PUC-SP, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: Editora UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
GOMIS, Lorenzo. Teoría del periodismo: cómo se forma el presente. Barcelona: Paidós, 1991.
HEINRICH, Ansgard. Network journalism: journalistic practice in interactive spheres. London: Routledge, 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2008.
MIGUEL, Luis Felipe. O jornalismo como sistema perito. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. V. 11, n. 1. São Paulo: USP, 1999.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007a.
ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2007b.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (org). Por uma análise automática do discurso: uma Introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo: o que pensam veículos, jornalistas e leitores. 2016. 260f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação UFRGS, Porto Alegre, 2016.
SERRA, Paulo. A credibilidade da informação na web. BOCC. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Famecos implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Famecos as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.