Entre gamers e hackers: reflexões sobre a cultura digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.29118

Palabras clave:

Cultura hacker. Games. Lúdico.

Resumen

o presente artigo apresenta uma aproximação entre o jogo e a cultura hacker, realizada a partir de uma abordagem histórica e filosófica. Ambos serão investigados pelos seus potenciais de ligação com as relações entre os humanos e as tecnologias, sobretudo o seu papel na difusão e atual estado da cultura digital. Além da trajetória compartilhada, as condições de existência dessas figuras estão entrelaçadas pelos vínculos afetivos e pelas propriedades de seus suportes materiais. Assim, constituído em formato de ensaio, estão destacados o convite e a ação, e a configuração e a customização como partes integrais da experiência de jogo e motores da cultura hacker, e principalmente os potenciais dessas ações ao saírem do âmbito virtual e incluírem ações antes mesmo do ato de jogar. Este percurso iniciado com uma breve discussão sobre os modos de letramento e as materialidades acionadas por esses objetos técnicos digitais estabelece o lúdico como ponto de convergência dessas práticas.

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Biografía del autor/a

José Messias, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF)

Bolsista de Pós-Doutorado (Capes/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante dos grupos de pesquisa LabCult/UFF e Cibercog/Uerj.

Leticia Perani, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Doutora em Comunicação pelo PPGCom/UERJ. Coordenadora do Ciberludens/UFJF, e pesquisadora do Cibercog/Uerj. 

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Publicado

2019-08-05

Cómo citar

Messias, J., & Perani, L. (2019). Entre gamers e hackers: reflexões sobre a cultura digital. Revista FAMECOS, 26(1), e29118. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.29118

Número

Sección

Cibercultura