Pierre Bourdieu: mercados lingüísticos y poder simbólico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25978

Palabras clave:

Habitus linguístico, Mercado linguístico, Poder simbólico

Resumen

En este artículo se presentan algunas de las principales categorías utilizadas por Bourdieu para pensar la complejidad del proceso de comunicación, tales como: habitus lingüístico, sentido de aceptabilidad y oportunidad del discurso, capital simbólico, mercado lingüístico y poder simbólico. A partir de ellas, se pretende demostrar que la comunicación no es un simple intercambio de signos que está sujeto a codificación y decodificación. Este intercambio está rodeado de signos de autoridad (el valor de un discurso en una situación de habla) y signos de poder (relaciones de autoridad entre los hablantes). La elección de las fuentes y de las voces que escuchamos en los informes de noticias depende directamente de estas condiciones.

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Biografía del autor/a

Liráucio Girardi Jr, Faculdade Cásper Líbero; Midialogia - Instituto de Artes - Unicamp

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título "Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação", pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Atualmente, leciona a disciplina "Sociologia" (gradução) e "Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura" (pós-graduação) na Faculdade Cásper Líbero; "Pensamento Crítico em Comunicação" (graduação) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul e "Teorias da Comunicação", "Comunicação, Cultura e Sociedade" , "Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura" (graduação) na Midialogia - Instituto de Artes - Unicamp . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sociologia, Economia das trocas simbólicas, Estudos Culturais e Cultura do Consumo. Participou do Grupo de Pesquisa vinculado à pós-graduação, "Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede", na Faculdade Casper Líbero, de 2007 a 2010. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero entre 2008 e 2012.

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Publicado

2017-08-01

Cómo citar

Girardi Jr, L. (2017). Pierre Bourdieu: mercados lingüísticos y poder simbólico. Revista FAMECOS, 24(3), ID25978. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25978

Número

Sección

Epistemología