O Spotify e a questão da audiência em ambientes plataformizados

Autores

  • Liráucio Girardi Jr Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil; Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5992-0758

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42773

Palavras-chave:

audiência, radiodifusão, plataformas, Spotify

Resumo

Neste estudo, abordamos o processo de reconfiguração do lugar da “audiência” nas experiências de fruição em ambientes plataformizados e o modo pelo qual esse mesmo problema foi enfrentado no início do broadcasting. Em um primeiro momento, resgatamos, brevemente, o desenvolvimento das pesquisas de audiência, voltadas diretamente para as atividades das organizações midiáticas, seu encontro com a pesquisa administrativa de Paul Lazarsfeld e Frank Stanton e o tipo de questões que as motivavam. Na sequência, procuramos mapear algumas importantes reconfigurações dessas mesmas questões em ambientes plataformizados e o modo pelo qual o Spotify tem procurado enfrentá-las. Nesse trajeto foi possível identificar a construção de um imaginário muito particular sobre o significado dessa experiência e os processos de mensuração e controle desenvolvidos para a captura da atenção.

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Biografia do Autor

Liráucio Girardi Jr, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil; Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; graduado em Ciências Sociais pela msma instituição. Professor do PPGCOM da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), na Escola da Indústria Criativa/USCS, São Caetano do Sul, SP, Brasil e da Faculdade Cásper Líbero (FCL), em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Girardi Jr, L. (2023). O Spotify e a questão da audiência em ambientes plataformizados. Revista FAMECOS, 30(1), e42773. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42773

Edição

Seção

Cibercultura

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