Arquetipos y simbologías del candomblé en la ficción televisiva: el universo de Tenda dos Milagres

Autores/as

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21048

Palabras clave:

Tienda de los Milagros, Ficción televisiva, Candomblé

Resumen

Este texto expone los resultados de una pesquisa que analizó las simbologías de la religiosidad afro-brasileña, especialmente el candomblé, en la mini-serie Tenda dos Milagres (Tienda de los Milagros), inspirada en la obra de Jorge Amado. Los fragmentos de los capítulos, las descripciones de las escenas y las entrevistas con practicantes, contextualizan las tradiciones y los rituales que integran la mitología de esta vertiente, auxiliando la comprensión de sus representaciones en el espacio social.

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Biografía del autor/a

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Professora Titular do curso de Comunicação Social (UEPB), vinculada aos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular, e à linha Mídia e Estudos Culturais.Suas produções acadêmicas são interdisciplinares e permeiam os campos do pensamento complexo e epistemologia da comunicação, enfocando as interfaces entre sociedade, educação, informação, pesquisa, conhecimento e mídias. Desenvolve estudos sobre televisão, ficção, expressões de religiosidade nos processos midiáticos, observando as possíveis construções identitárias que emergem das dinâmicas informacionais e dos fluxos de sentidos midiatizados pela comunicação no espaço social.

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Publicado

2016-03-21

Cómo citar

Nascimento, R. N. A. (2016). Arquetipos y simbologías del candomblé en la ficción televisiva: el universo de Tenda dos Milagres. Revista FAMECOS, 23(2), ID21048. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21048

Número

Sección

Televisión