Alegorias da fé

pressupostos de intolerância religiosa à luz de uma ficção de terror

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43233

Palavras-chave:

Missa da Meia-Noite, Ficção seriada, Gênero terror, Intolerância religiosa

Resumo

Na trilha epistemológica dos Estudos Culturais (HALL, 2004, 2016) uma ficção do gênero terror torna-se eixo para compreensão e análise da concepção de intolerância religiosa. Trata-se da minissérie americana Missa da Meia-Noite (Midnight Mass) cujas condições de representação, apropriação, intencionalidades e disputas simbólicas aproximam o imaginário popular e os arquétipos religiosos permitindo reflexões sobre preconceitos, estigmas e tensionamentos que afetam as crenças minoritárias no nosso país, especialmente as de matrizes africanas. A partir dessa problematização, o raciocínio empreendido busca corroborar o extraordinário poder que as histórias “inventadas” para a TV adquirem na construção de verossimilhança como fontes imersivas de intertextualidades, pluralidade de vozes e produção de sentidos (BULHÕES, 2009).

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Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professora Associada no Departamento de Comunicação Social e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculada à Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Atua nos seguintes Grupos de Pesquisa (CNPq): Comunicação, Cultura e Desenvolvimento; Comunicação, Memória e Cultura Popular; e Tecnologias, Culturas e Linguagens.

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Nascimento, R. N. A. (2023). Alegorias da fé: pressupostos de intolerância religiosa à luz de uma ficção de terror. Revista FAMECOS, 30(1), e43233. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43233

Edição

Seção

Audiovisual