Alegorias da fé
pressupostos de intolerância religiosa à luz de uma ficção de terror
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43233Palavras-chave:
Missa da Meia-Noite, Ficção seriada, Gênero terror, Intolerância religiosaResumo
Na trilha epistemológica dos Estudos Culturais (HALL, 2004, 2016) uma ficção do gênero terror torna-se eixo para compreensão e análise da concepção de intolerância religiosa. Trata-se da minissérie americana Missa da Meia-Noite (Midnight Mass) cujas condições de representação, apropriação, intencionalidades e disputas simbólicas aproximam o imaginário popular e os arquétipos religiosos permitindo reflexões sobre preconceitos, estigmas e tensionamentos que afetam as crenças minoritárias no nosso país, especialmente as de matrizes africanas. A partir dessa problematização, o raciocínio empreendido busca corroborar o extraordinário poder que as histórias “inventadas” para a TV adquirem na construção de verossimilhança como fontes imersivas de intertextualidades, pluralidade de vozes e produção de sentidos (BULHÕES, 2009).
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