A evolução tecnológica na edição do telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9468Palavras-chave:
Televisão, edição, evoluçãoResumo
Este artigo investiga a evolução tecnológica na edição de telejornais nos períodos do filme, fita magnética e sistema de edição digital e as consequentes mudanças na linguagem imagética. Discute de que maneira este percurso da edição vem sendo feito e como a tecnologia interfere no processo de construção do discurso. O presente estudo considera que uma das principais mudanças proporcionadas pela evolução da edição foi a velocidade da imagem que provocou alteração da linguagem e do conteúdo informativo. A metodologia buscou apoio nos estudos bibliográficos sobre imagem, cinema, televisão e na experiência de profissionais que trabalharam com os três sistemas de edição já utilizados pela televisão.Downloads
Referências
ALMEIDA, José Candido Mendes. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. São Paulo:
Summus, 1988.
BONI, Fernanda Aiex. TV Digital: O aparelho de representação do real na edição de imagens no telejornalismo, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002.
PATERNOSTRO, Vera Íris. Globo News [10 Anos – 24 horas no ar] o primeiro canal de jornalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
ROITER, Ana Maria; TRESSE, Euzebio da Silva. Dicionário técnico de Tv. Rio de Janeiro: Globo, 1995.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.
WATTS, Harris. On câmera: o curso de produção em filme e vídeo da BBC. São Paulo:Summus, 1990.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.