A produção de sentidos no telejornalismo: a saúde pública e o mito em Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14071Palavras-chave:
Jornal Nacional, Mito, Saúde pública.Resumo
A imagem, como superfície que representa o mundo, fornece elementos para a constituição do mito a partir da fala selecionada em um contexto histórico-social-ideológico. O mito, como fala, está atrelado de tal forma à linguagem que precisa desta para a sua constituição. Roland Barthes defende que o mito é uma fala, e, este é o ponto de partida deste artigo que tem como objetivo discutir o mito e suas estruturas, usando como exemplos re-portagens sobre a saúde pública, veiculadas no Jornal Nacional (JN), em 2011. O corpus do trabalho considera 42 reportagens, com um total de 133 minutos e 49 segundos. O resultado mostra que o enfoque das reportagens é predominantemente negativo. Superlotação, longa fila de espera, demora e falta de atendimen-to, peregrinação, são falas selecionadas pelo JN que ajudam a construir o mito da ineficiência da saúde pública no país.
Downloads
Referências
AZEVEDO, André Luiz. Rede pública oferece tratamentos a fumantes que queiram deixar o vício. Jornal Nacional, Rede Globo, Rio de Janeiro, 1 set. 2011.
BARTHES, Roland. Mitologias. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. São Paulo: Cultrix, 1990.
CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CASTILHO, Ataliba T. de. A língua falada no ensino de português. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
COELHO NETTO, Teixeira. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GUARESCHI, Pedrinho. A realidade da comunicação – visão geral do fenômeno (13-22). In: GUARESCHI, Pedrinho. Comunicação & Controle Social. Petrópolis: Vozes, 1993.
PINHEIRO, Neyara. Crianças que precisam de cirurgia no PI enfrentam fila de espera. Jornal Nacional, Rede Globo, Rio de Janeiro, 22 jul. 2011.
PORCELLO, Flávio; GADRET, Débora Lapa. A TV no Brasil: influência política e o discurso de poder. In: VIZEU, Alfredo; PORCELLO, Flávio; COUTINHO, Iluska (Orgs.). 60 anos de Telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica. Florianópolis: Insular, 2010. p. 215-231.
SUZANNE, Carla. Superlotação é registrada em maternidades de Aracaju (SE). Jornal Nacional, Rede Globo, Rio de Janeiro, 16 abr. 2011.
VIZEU, Alfredo; CORREIA, João Carlos. A construção do real no telejornalismo: do lugar de segurança ao lugar de referência. In: VIZEU, Alfredo (Org.). A sociedade do telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 11-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.