Imaginando a “cidade maravilhosa”: modernidade, espetáculo e espaços urbanos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9054Palavras-chave:
Modernidade, espetáculo, Rio de JaneiroResumo
Este artigo enfoca o branding contemporâneo da cidade do Rio de Janeiro, enquanto cidade maravilhosa. Serão exploradas as reinvenções da cidade para as Olimpíadas de 2016 traçando uma comparação entre estes preparativos e a exibição internacional comemorativa do Centenário de 1922. Argumenta-se que esses eventos internacionais revelam desejos por uma cidade ideal, espetáculos da modernidade e imaginários midiáticos.Downloads
Referências
AZEVEDO, André Nunes. A reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 10, p. 39-79, 2003.
BENJAMIN, Walter. The Arcades Project. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
CARPENTIER, Alejo. El reino de este mundo. México: Siglo XXI, 1949.
______. De lo real maravilloso. In: ______ Tientos y diferencias. Montevidéu: Arca, 1967.
COPLESTON, Frederick. A History of Philosophy. Nova York: Doubleday, 1960.
GIUCCI, Guillermo. Viajantes do maravilhoso. O Novo Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
GREENBERG, Miriam. Branding New York: How a City in Crisis was Sold to the World. Nova York: Routledge, 2008.
JAGUARIBE, Beatriz. Os passos perdidos: cidade e mito? Revista do Patrimônio Histórico Nacional, Rio de Janeiro, n. 23, p. 247-261, 1994.
______. O choque do real. Estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. 1996. 163 f. Dissertação (Mestrado) –Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Rio de Janeiro, 1996.
LEVY, Ruth. A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920. Rio de Janeiro: EBA, 2010.
OLIVEIRA, Claúdia; VELLOSO, Monica; LINS, Vera. O Moderno em revistas: representações do Rio de Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
MEDEIROS, Bianca Freire. Gringos na laje. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2009.
SALMON. Scott. Imagineering the Inner City? Landscapes of Pleasure and the Commodification of Cultural Spectacle in the Postmodern City. In: HARRINGTON, C. Lee; BIELBY, Denise (Orgs.). Popular Culture: Production and consumption. Londres: Blackwell, 2001, p. 106-119.
WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. Londres: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.