Autorrepresentação online

Análise do perfil de Daniel Dias no Instagram durante os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45937

Palavras-chave:

Mídias sociais, autorrepresentação, atleta paralímpico, Jogos Paralímpicos

Resumo

No modelo pós-moderno, há uma série de oportunidades para as pessoas se reinventarem e, por meio, por exemplo, das mídias sociais, controlarem suas representações como formas alternativas de narrativa. Neste estudo, temos como objetivo analisar a autorrepresentação do nadador paralímpico brasileiro Daniel Dias em seu perfil do Instagram durante as Paralimpíadas de Tóquio 2020 (que ocorreram em 2021 devido à pandemia da COVID-19), evento que marca a aposentadoria do atleta. Utilizando a análise de conteúdo, nossos resultados mostram que o paratleta utilizou seu perfil no Instagram para se autorrepresentar como atleta vitorioso, lembrando seus seguidores de que aquele era seu último evento como profissional, buscando o engajamento de sua audiência. Porém Daniel Dias perdeu algumas oportunidades de atingir um novo público para o ciclo que se iniciava com a aposentadoria, utilizando os recursos das hashtags e tags em poucos posts publicitários.

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Biografia do Autor

Tatiane Hilgemberg Figueiredo, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil.

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; com período sanduíche na Curtin University, Austrália; mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto (U.Porto), no Porto, Portugal; graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil; especialista em Gestão do Esporte pela UFJF. Professora Adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, RR, Brasil; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Figueiredo, T. H. (2025). Autorrepresentação online: Análise do perfil de Daniel Dias no Instagram durante os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Revista FAMECOS, 32(1), e45937. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45937