Autorrepresentação online
Análise do perfil de Daniel Dias no Instagram durante os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45937Palavras-chave:
Mídias sociais, autorrepresentação, atleta paralímpico, Jogos ParalímpicosResumo
No modelo pós-moderno, há uma série de oportunidades para as pessoas se reinventarem e, por meio, por exemplo, das mídias sociais, controlarem suas representações como formas alternativas de narrativa. Neste estudo, temos como objetivo analisar a autorrepresentação do nadador paralímpico brasileiro Daniel Dias em seu perfil do Instagram durante as Paralimpíadas de Tóquio 2020 (que ocorreram em 2021 devido à pandemia da COVID-19), evento que marca a aposentadoria do atleta. Utilizando a análise de conteúdo, nossos resultados mostram que o paratleta utilizou seu perfil no Instagram para se autorrepresentar como atleta vitorioso, lembrando seus seguidores de que aquele era seu último evento como profissional, buscando o engajamento de sua audiência. Porém Daniel Dias perdeu algumas oportunidades de atingir um novo público para o ciclo que se iniciava com a aposentadoria, utilizando os recursos das hashtags e tags em poucos posts publicitários.
Downloads
Referências
BAKHSHI S.; SHAMMA D.; GILBERT E. Faces Engage Us: photos with faces attract more likes and comments on Instagram. In: SIGCHI Conference. Toronto: SIGCHI, 2014. p. 965-974. DOI: https://doi.org/10.1145/2556288.2557403
BLINDE, E. M.; STRATTA, T. M. The “sport career death” of college athletes: Involuntary and unanticipated sports exits. The Journal of Sport Behaviour, [s. l.], v. 15, p. 3-20, 1992.
BUNDON, A. ‘Talking my language’- The AthletesFirst project and the use of blogging in virtual disability sports communities. In: ELLIS, K; KENT, M. (ed.). Disability and Social Media – Global Perspectives. Oxon: Routledge, 2017. p. 63-276.
Burch, L. M.; Zimmerman, M. H. Female athletes find a place for expression on Instagram. In: LOUGH, N.; GEURIN, A. N. Routledge Handbook of the Business of Women's Sport. Oxon: Routledge, 2019. p. 468-479. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203702635-37
COSH, S.; CRABB, S.; TULLY, P. J. A champion out of the pool? A discursive exploration of two Australian Olympic swimmers' transition from elite sport to retirement. Psychology of Sport and Exercise, [s. l.], v. 19, p. 33-41, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2015.02.006
DARLING, R. B. Disability and identity: negotiating self in a changing society. Boulder, Colorado: Lynne Rienne Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1515/9781626370951
DEVLIEGER, P. J.; ALBRECHT, G. L. Your experience is not my experience: The concept and experience of disability on Chicago's near West Side. Journal of disability policy studies, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 51-60, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/104420730001100115
ELLIS, K; KENT, M. Disability and New Media. Nova York: Routledge, 2011. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203831915
FEEHAN, B. Social Media industry brandmark report. In: RivalIQ blog. [S. l.], 15 fev. 2019. Disponível em: https://www.rivaliq.com/blog/2019-social-media-benchmark-report/. Acesso em: 5 mar. 2023.
FIGUEIREDO, T. H. Atleta Real x Atleta de Papel: A perspectiva individual dos atletas paralímpicos e sua representação na mídia impressa. 2017. 221f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
FIGUEIREDO, T.; NOVAIS, R. A Antiguidade ainda é um posto? Os momentos de vitória nos Paraolímpicos de Pequim. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2009.
FONG, A; KATZ, S. USA vs. Canada: An analysis of media coverage of Paralympic athletes. In: SCHANTZ, O.; GILBERT, K. (ed.). Heroes or Zeroes? The media’s perceptions of Paralympic sport. Illinois: Common Ground Publishing LLC., 2012. p. 113-120.
GEURIN-EAGLEMAN, A. N.; BURCH, L. M. Communicating via photographs: a gendered analysis of Olympic athletes’ visual self-presentation on Instagram. Sport Management Review, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 133-145, 2016 DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.03.002
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Trad.: Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rev. téc.: Gilberto Velho. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1988.
GORDON, R. L. Athletic retirement as role loss: A construct validity study of self as process and role behaviour. Dissertation Abstracts International, [s. l.], v. 49, p. 3469, n. 8-B, 1988.
GUERRERO, M.; MARTIN, J. Para Sport Athletic Identity from Competition to Retirement: A Brief Review and Future Research Directions. Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America, [s. l.], v. 29, p. 387-396, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pmr.2018.01.007
HALL, S. Quem Precisa da Identidade? In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais.13. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 103-133.
HEARN, A. Meat, Mask, Burden’: Probing the contours of the branded ‘self’. Journal of Consumer Culture, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 197-217, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540508090086
HILGEMBERG, T. Smile for the Camera: Photographic Analysis of 2012 Paralympic Games Media Coverage in Brazilian Newspapers. Journal of Sport Science and Physical Education, [s. l.], n. 70, p. 13-21, 2016.
HILGEMBERG, T. The Brazilian Way: Media Coverage of the London 2012 Paralympic Games. In: ELLIS, Katie et al. (ed.). Interdisciplinary Approaches to Disability: looking towards the Future. Nova York: Routledge, 2019. v. 2. p. 266-275. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351053228-25
HILGEMBERG, T.; ARAÚJO, B.; DAMA, J. Gênero, esporte e deficiência na cobertura fotográfica dos Jogos Paralímpicos Rio-2016. Cadernos de Comunicação, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 2-21, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X36501
HILL, P.; LOWE, B. The inevitable metathesis of the retiring athlete. The International Review of Sport Sociology, [s. l.], v. 9, p. 5-29, 1974. DOI: https://doi.org/10.1177/101269027400900301
INSTAGRAM Business. Navegar, passar o dedo e marcar: os momentos importantes dos desportos no Instagram. In: Instagram business. San Francisco, 28 fev. 2018. Disponível em: https://business.instagram.com/blog/key-moments-in-sports-on-instagram. Acesso: em 5 mar. 2023.
KASSING, J. W.; SANDERSON, J. Fan-athlete interaction and Twitter tweeting through the Giro: A case study. International Journal of Sport Communication, [s. l.], v. 2, p. 113-128, 2010. DOI: https://doi.org/10.1123/ijsc.3.1.113
LEE, J. Y.; PEDERSEN, P. M. The online self-presentation of athletes: An analysis of twitter profile photographs in the sport industry. Choregia, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 1-20 2018. DOI: https://doi.org/10.4127/ch.2018.0132
LI, B.; SCOTT, O; NARAINE, M; RUIHLEY, B. J. Tell me a story: Exploring elite female athletes’ self-presentation via an analysis of Instagram Stories. Journal of Interactive Advertising, [s. l.], v. 21, p. 1-37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15252019.2020.1837038
MARWICK, A. E. Instafame: luxury selfies in the attention economy. Public Culture, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 137-160, 2015. DOI: https://doi.org/10.1215/08992363-2798379
MITCHELL, F. R.; WYK, P. M. V.; SANTAROSSA, S. Curating a Culture: the portrayal of disability stereotypes by paralympians on Instagram. International Journal of Sport Communication, [s. l.], v. 14, p. 334-355, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/ijsc.2021-0030
PATE, J. R.; HARDIN, R.; RUIHLEY, B. Speak for yourself: analyzing how US athletes used self-presentation on Twitter during the 2012 London Paralympic Games. International Journal of Sport Management and Marketing, [s. l.], v. 15, n. 3/4, p. 141-162, 2014. DOI: https://doi.org/10.1504/IJSMM.2014.072007
PEGORARO, A. Look Who’s Talking – athletes on Twitter: a case study. International Journal of Sport Communication, [s. l.], v. 3, p. 501-514, 2010. DOI: https://doi.org/10.1123/ijsc.3.4.501
PEREIRA, O. Representações Sociais dos Atletas Paralímpicos nos Media Impressos Portugueses – estudo efectuado em dois Jornais Diários Generalistas e dois Jornais Diários Desportivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) – Universidade do Porto, Porto, 2008.
PULLEN, E.; MORA, L.; SILK, M. Paralympic cripvertising: on the gendered selfrepresentations of Paralympic athletes on social media. New media & Society, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/14614448231173882
RECUERO, R. Curtir, compartilhar, comentar: Trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e reverso, [s. l.], v. 28, n. 68, p. 117-127, 2014. DOI: https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.06
SCHANTZ, O.; GILBERT, K. An Ideal Misconscructed: Newspaper coverage of the Atlanta Paralympic Games in France and Germany. Sociology of Sport Journal, v. 18, p. 69-94, 2001. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.18.1.69
SCHLOSSBERG, N. K. A model for analyzing human adaptation to transition. The Counselling Psychologist, [s. l.], v. 9, p. 2-18, 1981. DOI: https://doi.org/10.1177/001100008100900202
SCHLOSSBERG, N. K. Counselling adults in transition. New York: Springer, 1984.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 73-102.
SINCLAIR, D.; ORLICK, T. Positive transitions from high performance sport. The Sport Psychologist, [s. l.], v. 7, p. 138- 150, 1993. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.7.2.138
SMITH, L. R.; SANDERSON, J. I’m going to Instagram it! An analysis of athlete
self-presentation on Instagram. Journal of Broadcasting & Electronic Media, [s. l.], v. 59, n. 2, p. 342-358, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/08838151.2015.1029125
TEIXEIRA, C. A. G.; TIETZMANN, R. O desempenho dos perfis oficiais dos atletas olímpicos nas redes sociais como representação do 'ciclo de vida' de um produto da indústria cultural. Communicare, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 68-84, 2018.
THOMAS, N.; SMITH, A. Preoccupied with able-bodiedness? An analysis of the 2002 Manchester Commonwealth Games: an exploratory analysis of British newspaper coverage. Sport Education and Society, [s. l.], 10, p. 49-67, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/1357332052000298809
TOFFOLETTI, K. Sport, postfeminism and women with disabilities: female Paralympians on social media. In: TOFFOLETTI, K.; FRANCOMBE-WEBB, J.; THORPE, H. (ed.). New Sporting Femininities. Cham: Palgrave Macmillan, 2018. p. 253-275. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-72481-2_12
TOFFOLETTI, K.; THORPE, H. The athletic labour of femininity: the branding and consumption of global celebrity sportswomen on Instagram. Journal of Consumer Culture, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 298-316, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540517747068
WHEELER, G. D.; MALONE, L. A.; VANVLACK, S.; NELSON, E. R.; STEADWARD, R. D. Retirement from disability sport: a pilot study. Adapted Physical Activity Quarterly, [s. l.], v. 13, p. 382-399, 1996. DOI: https://doi.org/10.1123/apaq.13.4.382
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.