“O cinema estava se tornando mais real”
da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854Palavras-chave:
filme francês new wave, tela vertical, estética narrativaResumo
Este estudo examina a legitimidade histórica, o potencial estético e as limitações da imagem da tela vertical através de duas dimensões: a comparação cross media da Nova Onda do cinema francês e a prática criativa da imagem da tela vertical no complexo ambiente das novas mídias da atualidade. Fundamentado no princípio da integração entre história e lógica, este estudo explora detalhadamente a influência e a inspiração da estética narrativa dos filmes da Nouvelle Vague francesa na criação de vídeos curtos na era da tela vertical. Isso é abordado a partir de quatro dimensões: “contar” e “mostrar””, bem como tempo narrativo e espaço narrativo. Através da arqueologia midiática da história do cinema, é fácil descobrir que muitas características da criação de vídeos curtos coincidem com o conceito criativo defendido pela Nouvelle Vague francesa.
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