Atemporalidade de Chronique d’un Été

reflexões sobre a ética no documentário e na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44527

Palavras-chave:

Comunicação, cinema documentário, ética, relações sociais

Resumo

Em tempos de polarização e intolerância, pensar as produções midiáticas que prometem asserções sobre o mundo histórico parece-nos ainda mais urgente. Na contramão das generalizações que cercam um tempo onde a informação é efêmera, revisitar produções éticas se torna um exercício indispensável para a área da comunicação. Com metodologia descritiva de cunho analítico e levantamento bibliográfico, o artigo relaciona considerações de teóricos do cinema documentário tais como Bill Nichols, Guy Gauthier, Marcius Freire entre outros, com a ética buberiana. O objetivo é refletir sobre a ética no cinema documentário indicando o filme Chronique d’un Été, de 1960, como uma obra ainda capaz de nos apresentar caminhos mais assertivos para a produção de filmes documentários e outras produções que abordem questões sociais, além de permitir a reflexão sobre as relações sociais.

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Biografia do Autor

Thífani Postali, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Comunicação e Cultura. Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade de Sorocaba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e autora de Blues e Hip Hop: uma perspectiva folkcomunicacional.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Postali, T. (2023). Atemporalidade de Chronique d’un Été: reflexões sobre a ética no documentário e na sociedade. Revista FAMECOS, 30(1), e44527. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44527

Edição

Seção

Cinema