BALANÇO CRÍTICO PRELIMINAR DO CHATGPT
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44380Palavras-chave:
ChatGPT, Saber científico, Educação, Criação literáriaResumo
Entre todos os hypes tecnológicos que o antecederam, a explosão que o ChatGPT está provocando é impressionante. Isso é visível no exacerbado volume de artigos, entrevistas, colunas, blogs e notícias sobre o tema que esquentam as revistas, os jornais e as redes a cada minuto. Indo além das informações meramente episódicas, este artigo pretende apontar para as implicações mais evidentes tendo em vista a organização de algumas ideias críticas que parecem urgentes diante das circunstâncias. Para isso, a rota a ser seguida irá se deter nos impactos que já estão se fazendo sentir: a) as consequências para a produção e a circulação do saber científico; c) os dilemas que o Chat traz para a educação; d) os gargalos que a criação literária lhe impõe.
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