Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229Palavras-chave:
Tecnologias, complexidade, cultura das mídiasResumo
Este artigo trata da questão do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e sua implicação em todas as esferas da sociedade.
Downloads
Referências
ASCOTT, Roy. Telematic embrace: Visionary theories of art, technology, and consciousness. Berkeley: University of California Press, 2003.
ARONOWITZ, Stanley. Technology and the future of work. In: BENDER, Gretchen e DRUCKREY, Timothy (eds.). Culture on the brink: Ideologies of technology. Seattle: Bay Press, 1995, p. 15-30.
CANCLINI, Néstor G. Culturas híbridas: Estrategias para entrar e salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1990.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
COSTA, Rogério. Cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
DONALD, Merlin. Origins of the modern mind: Three stages in the evolution of culture and cognition. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991.
FEATHERSTONE, M. e BURROWS, R. Cultures of Technological Embodiment. Introduction. In: FEATHERSTONE, M.; BURROWS, R. (eds.). Cyberspace/Cyberbodies/ Cyberpunks. Cultures of Technological Embodiment, London: Sage, 1996, p. 1-15.
HAYLES, Catherine. Virtual bodies and flickering signifiers. In: DRUCKREY, Timothy (ed). Electronic Culture: Technology and Visual Representation, 1996, p. 259-277.
HAYWARD, Philip. Situating cyberspace. The popularization of virtual reality. In: HAYWARD, P. and e WOLLEN, T. (eds.). Future visions: New technologies of the screen. Fakenham, Norfolk: BFI Publishing, 1996, p. 180-204.
HEIM, Michael. The cyberspace dialectic. In: LUNENFELD, Peter (ed.). The digital dialectic: New essays on new media. Cambridge, MA: The MIT Press, 1999, p. 25-45.
HILLIS, Ken. Digital sensations: Space, identity, and embodiment in virtual reality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.
LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002a.
______.Ciberensaios para o século XXI. Salvador: Edufba, 2002b.
LUNENFELD, Peter . The medium and the message. In: LUNENFELD, Peter (ed.). The digital dialectic: New essays on new media. Cambridge, MA: Mit Press, 1999a, p. 130-132.
______. Screen Grabs: The di gi tal dialectics and new media theory. In: LUNENFELD, Peter (ed.). The digital dialectic: New essays on new me dia.. Cambridge, MA: Mit Press, xiv-xxi, 1999b.
MCLUHAN, M. Understanding Media: The extensions of man. Cambridge, MA: Mit Press, 1964.
ROBINS, Kevin. Cyberspace and the world we live in. In: BELL, David and KENNEDY, Barbara M. (eds.). The cibercultures reader. London: Routledge, 2000, p. 77-95.
RÜDIGER, Francisco. Elementos para a crítica da cibercultura. São Paulo: Hacker, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. 4a. ed. São Paulo: Experimento, 1992 [2003a].
______. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003b.
TRIVINHO, Eugênio. Cyberspace: crítica da nova comunicação. Tese (Doutorado em Comunicação) - ECA/Universidade de São Paulo, 1999.
______. O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.