Consumo e estilo de vida
Anotações para o estudo das identidades de classe
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43369Palavras-chave:
Mediações, Identidades de classe, EcovilasResumo
A discussão de questões de fundo da estrutura da sociedade capitalista se revela obrigatória para a pesquisa empírica em andamento sobre as relações entre práticas de comunicação e a nova identidade da classe média neorrural das ecovilas. Se a busca por uma relação sustentável com a natureza é o fato mais visível na formação das ecovilas, as razões do protagonismo da classe média e o papel das mídia digitais na constituição de modos sustentáveis são pouco estudados. O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados a respeito do contexto e das mediações estruturais que motivaram a mudança de estilo de vida, retomando a noção de alienação do trabalho, do consumo e dos seres humanos em relação à natureza. Pretendemos, então, no decurso da próxima etapa da investigação, compreender o papel das práticas de comunicação interpessoais e das mediadas pelos dispositivos técnicos na reconfiguração das identidades de frações da classe média.
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