O “apelo direto” está alterando o formato de comunicação dos partidos políticos: as redes sociais ganham espaço e reduzem as estruturas tradicionais de mediação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.33942Palavras-chave:
Paolo Mancini. Comunicação política. Transparência na informaçãoResumo
Realizada em seu gabinete na Universidade de Perugia, Itália, a entrevista com Paolo Mancini é um importante documento que nos instiga a pensar sobre um novo modelo de comunicação baseado na relação direta entre fonte e usuário, entre o político e o eleitor, um reflexo claro dos processos de transparência da informação. Mancini reforça que esta nova tendência de comunicação se aplica aos partidos políticos alterando algumas práticas tradicionais dentro das sociedades democráticas. Ao interagir diretamente com o eleitor, o político abre uma nova via comunicativa, um novo canal sem a intermediação tradicional. Mancini classifica este fenômeno como “apelo direto”, um estilo populista que permite ao político adaptar-se às ideias, linguagem e valores já compartilhados pelo cidadão. Para Mancini as administrações públicas são compelidas a publicar os dados, não apenas para cumprir a lei, mas porque indivíduos têm a possibilidade de acessar e fazer circular a informação através da rede.
Downloads
Referências
MANCINI, Paolo. Il post partito. La fine delle grandi narrazioni. Bolonha: Il Mulino Editore, 2015.
MANCINI, Paolo. Perché comunicazione pubblica? Le ragioni sociali di uno sviluppo impetuoso. Quaderni di Sociologia, Torino, n. 30, 2002. Disponível em: http://journals.openedition.org/qds/1232. Acesso em: 15. jun. 2012. https://doi.org/10.4000/qds.1232
MANCINI, Paolo; HALL IN, Daniel. Modelli di giornalismo: mass media e politica nelle democrazie occidentali. Roma-Bari: Laterza, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.