TV a cabo e a segmentação da informação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3207Palavras-chave:
Segmentação, TV a cabo, AudiênciaResumo
O presente trabalho discute o aumento da segmentação na televisão a partir da tecnologia do cabo e mostra como a audiência tem se posicionado frente ao grande número de canais disponíveis. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa – através da técnica de grupo focal – com dois públicos distintos: de adultos e de crianças e adolescentes.Downloads
Referências
ALMEIDA, Cândido José Mendes de. Uma nova ordem audiovisual: novas tecnologias de comunicação. São Paulo: Summus, 1988.
BIGAL, Solange. Afinal, o que é criação publicitária? (O estético na publicidade). São Paulo: Razão Social, 1993.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DIAS, Cláudia Augusto. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e Sociedade. Paraíba, v. 10, n. 2, p. 141-158, 2000.
DUARTE, Luiz Guilherme. É Pagar Para Ver: a TV por Assinatura em Foco. São Paulo: Summus, 1996.
FIGUEIREDO, Rubens e CERVELLINI, Sílvia. O que é opinião pública. São Paulo: Brasiliense, 1996.
HOINEFF, Nelson. A Nova Televisão: Desmassificação e o Impasse das Grandes Redes. Rio de Janeiro: Relume Damará, 1996.
______.TV em Expansão: Novas Tecnologias, Segmentação, Abrangência e Acesso na Televisão Moderna. Rio de Janeiro: Record, 1991.
IBOPE. Investimento publicitário por meio de comunicação. Disponível em: http://www.ibope.com.br. Acesso em: 03 mar. 2001.
______. Um raio X do mercado da TV por assinatura nas nove principais praças do País. Disponível em: http://www.ibope.com.br. Acesso em: 07 set. 2000.
JHALLY, Sut. Os códigos da publicidade. Portugal: Edições Asa, 1995.
KAPLAN, Sheila e REZENDE, Sidney (org.). Jornalismo Eletrônico ao Vivo. Petrópolis: Vozes, 1994.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
______. La telenovela en Colombia: television, melodrama y vida cotidiana. Dialogos de la comunicacion. Lima, n. 17, p. 46-59, 1987.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
______. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. rev. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
MORAES, Dênis de (org.). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
______. Planeta Mídia: Tendências da comunicação na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.
NET. Como o sinal de TV por assinatura chega na sua casa. Disponível em: http://www.net.tv.br. Acesso em: 05 mar. 2001.
SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. Tradução e transcrição de Sílvia Cristina Dotta e Kiel Pimenta. São Paulo: Brasiliense, 1995.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2000.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.