O consumidor entre mediações e midiatização
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32066Palavras-chave:
Consumidor. Mediações. Midiatização.Resumo
O artigo discute as possibilidades de compreensão do consumidor no âmbito dos estudos de comunicação e consumo, a partir da articulação teórica entre as abordagens das mediações culturais do consumo e seus processos de midiatização. O texto aponta as distintas formas de percepção sobre o sujeito consumidor na perspectiva latino-americana das mediações culturais e do conceito nórdico europeu de midiatização. A combinação entre estas abordagens teóricas busca fortalecer a ideia de complementaridade teórico-metodológica possível para entender o lugar do sujeito consumidor nos estudos de comunicação e consumo em suas dimensões midiatizadas pelos processos de interação, materializados em lógicas da participação, do engajamento, da circulação e da criação, dados nos vínculos constituídos entre marcas e consumidores. O trabalho tenta contribuir para situar este tipo de enquadramento teórico no âmbito do pensamento latino-americano dos estudos de comunicação e consumo.
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