Rock e imaginário: as relações imagético-sonoras na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3166Palavras-chave:
Comunicação, imaginário, rockResumo
Este artigo descreve as intensas relações entre imagem e som na época contemporânea, com um enfoque no rock como o estilo musical característico da cultura pós-moderna. Também apresenta dois elementos importantes que envolvem a música: a técnica e a estética. A tecnologia implica uma mudança na forma que escutamos música e a estética liga os músicos aos seus fãs, em um processo de tribalização, conforme o conceito de Maffesoli. As principais características do rock (fluidez, mistura de estilos e gêneros, etc) também são enfatizadas afim de apontar que ele pertence ao modo de vida pós-moderno. O rock é tanto um produto cultural quanto é produtor de uma cultura que pode ser desfrutada e interpretada pela sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
______. Tela Total: Mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.
CHESNEAUX, Jean. Modernidade-mundo. São Paulo: Vozes, 1995.
CONNOR, Steven. Postmodernist culture: Introduction to theories of the contemporary. Oxford: Blackwell Publishers, 1997.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1994.
FINKIELKRAUT, Alain. A derrota do pensamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
______. No fundo das aparências. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
MARTINS, Francisco M.; SILVA, Juremir M. (orgs.). Para navegar no século 21: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 1999.
MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: EDUSC, 2000.
MORIN, Edgar. O Método. Volume 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
______. O caso Wagner: um problema para músicos / Nietzsche contra Wagner: dossiê de um psicólogo. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
______. Crepúsculo dos ídolos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
RUSHDIE, Salman. O chão que ela pisa. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
SFEZ, Lucien. As tecnologias do espírito. In: MARTINS, Francisco M.; SILVA, Juremir M. (orgs.). Para navegar no século 21: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 1999.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.