O QUEEN, A QUEEN: Controvérsias sobre gêneros e performances

Autores

  • Adriana Amaral Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Camila Monteiro University of Huddersfield (UK)
  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23912

Palavras-chave:

Comunicação, Performance, Gêneros

Resumo

A partir da apresentação ao vivo do grupo Queen, na edição 2015 do Rock in Rio, quando a banda inglesa de rock contou com um ex-integrante de reality show musical como vocalista, traça-se uma observação de controvérsias para pensar de que maneira as questões de gênero, com foco nas masculinidades, podem ser importantes ferramentas para pensar a construção do valor na música pop. A problemática trata das diferentes performances do masculino dos dois vocalistas (Freddie Mercury, o cantor original da banda, e Adam Lambert, no Rock in Rio 2015), evidenciando lugares distintos nas corporalidades da música pop, bem como a noção de trajetória como um aparato capaz de evocar princípios de autenticidade para os artistas. O procedimento metodológico foi a observação da performance a partir de três categorias de controvérsias: origens, gêneros musicais e corpos. A coleta de dados foi feita a partir da observação do YouTube, Twitter e de blogs LGBT. Como resultado inicial, indicamos que a governabilidade dos corpos numa performance, necessariamente, precisa reencenar outras performances; passando pela dicotomia em torno da presença numa atualização do ritual performático no qual noções como arquivo e repertório – propostas por Diana Taylor (2013) – são importantes para discutir as inúmeras possibilidades de tensões e controvérsias nesses espetáculos.

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Biografia do Autor

Adriana Amaral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora do PPG em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutora em Mídia, Cultura e Comunicação pela University of Surrey (Reino Unido). Pesquisadora do CNPq. Líder do GP CULTPOP.

Camila Monteiro, University of Huddersfield (UK)

Doutoranda em Música e Mídia na University of Huddersfield (UK), Mestre em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista da CAPES.

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Amaral, A., Monteiro, C., & Soares, T. (2017). O QUEEN, A QUEEN: Controvérsias sobre gêneros e performances. Revista FAMECOS, 24(1), ID23912. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23912

Edição

Seção

Mídia e Cultura