A arte do observador

Autores

  • André Parente Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3058

Palavras-chave:

Comunicação, Visorama, Realidade virtual

Resumo

O recente desenvolvimento de técnicas de visualização baseada em imagens panorâmicas fotográficas possibilitaram a representação de ambientes virtuais fotorealistas gerados por computador, que chamamos de panoramas virtuais.  Baseados nestas técnicas estamos desenvolvendo um novo sistema de visualização, intitulado Visorama, que utiliza componentes de hardware e de software que nos permite implementar uma nova poética dos espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Parente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Cinema pela Universidade Paris VIII. Diretor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

ELLOUR, Raymond. L’entre-images. Paris: La Différence, 1990.

CRARY, Jonathan. The art of the observer. Massachussets: The MIT Press, 1990.

COMMENT, Bernard. Le XIXème siècle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993.

DAMISH, Hubert. La théorie du nuage. Paris: Seuil, 1985.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 1975.

FRIED, Michael. La place du spectateur. Paris: Gallimard, 1990.

PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Parente, A. (2008). A arte do observador. Revista FAMECOS, 6(11), 124–129. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3058

Edição

Seção

Novas Tecnologias