O currículo invisível da televisão e a construção de estratégias

Autores

  • Sandra Bitencourt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3039

Palavras-chave:

Comunicação, televisão, aprendizagem

Resumo

“La incorporación de los  medios a la escuela está ayudando a establecer ese necesario puente entre el currículum formal y el informal, entre la escuela y el mundo real”. Pablo del Río Esta sentença ao contrário permitiria resumir os objetivos e a eficácia que as propostas de televisão  educativa  devem alcançar. Explico. Pablo del Río, jornalista, psicólogo e educador na Espanha, analisa com grande propriedade que os meios podem ter a capacidade de conectar a aprendizagem produzida em salas de aula com o mundo real e suas formas de representar e intercambiar informações. Fazer concreto o abstrato. Por outra parte, aí entra a idéia de inverter a sentença, a televisão educativa  deve  ter a preocupação de também desenhar seu currículo e sistematizar os conhecimentos que é capaz de transmitir sem abrir mão das características que tornam o meio tão atraente e tão efetivo no repasse de informações.

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Biografia do Autor

Sandra Bitencourt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A Melhor Tv do Mundo, o modelo britânico de televisão. São Paulo: Summus editorial, 1997.

TORNERO, José Manuel Pérez. El desafio educativo de la televisión. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1994.

MORIN, Edgar. Para salir del siglo XX. Barcelona: Kairós, 1981.

UNESCO, La educación encierra un tesoro, Informe de la Comisión Internacional de la UNESCO sobre la educación para el siglo XXI, presidida por Jaques Delors, Santillana Ediciones Unesco, 1996.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Bitencourt, S. (2008). O currículo invisível da televisão e a construção de estratégias. Revista FAMECOS, 6(10), 163–166. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3039

Edição

Seção

Televisão