A Salomé de Oscar Wilde: Véus, espelhos e decapitações na Belle Époque
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26065Palavras-chave:
Espelho, decapitação, cultura modernaResumo
No final do século XIX, assistiu-se, na cultura ocidental, a uma proliferação obsessiva do tema bíblico de Salomé e da decapitação de João Batista, investigada neste artigo ensaístico a partir da peça Salomé (1893), de Oscar Wilde. A disseminação desse episódio na modernidade já laicizada pode ser lida como um dos indícios mais enfáticos da insistência da época em explorar temas pulsantes: o desejo, a sexualidade, a crise da identidade e da suposta coesão do “eu”. Na esteira de Nietzsche, a obra de Wilde realiza um interessante jogo de véus, de máscaras e de espelhos, elevando o falso a sua mais alta potência. Retomando trechos da peça, ressaltaremos os perigos do olhar e das pulsões que levaram a subjetividade moderna a “perder a cabeça”.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. Soleil pourri. Documents n. 3: Hommage à Picasso, Paris, 1930. Disponível em: http://www.pilefacebis.com/sollers/IMG/pdf/Documents%202-3%20Hommage%20a%20Picasso.pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.
CASTRO, Eduardo Viveiros. O medo dos outros. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 54, n. 2, 2011.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRAZ, Maria Cristina Franco. Homo deletabilis: Corpo, percepção, esquecimento – do século XIX ao XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
______. Platão: As artimanhas do fingimento. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
______. Nove variações sobre temas nietzschianos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.
______. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
GIL, José. Metafenomenologia das invejas: magia e política. In: LINS; Daniel; PELBART Peter Pál (Org.). Nietzsche e Deleuze – bárbaros, civilizados. São Paulo: Annablume, 2004.
JANES, Regina. Losing our heads. New York: New York University Press, 2005.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NOCHLIN, Linda. The body in pieces. London: Thames & Hudson, 2001.
PENNAFORT, Onestaldo. O festim, a dança e a degolação. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1960.
PLATÃO. A república. São Paulo: Edipro, 2014.
POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In: ______. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público. Rio de Janeiro: Record, 2014.
SIBILIA, Paula. A nudez autoexposta na rede: Deslocamentos da obscenidade e da beleza? Cadernos Pagu, Campinas, n. 44, p. 171-198, jun. 2015.
______. O que é obsceno na nudez? Entre a Virgem medieval e as silhuetas contemporâneas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 24-55, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14753.
SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
VERNANT, Jean-Pierre. Com a morte nos olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
WILDE, Oscar. Salomé. South Australia: University of Adelaide, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.