Consumo digital e teoria de prática: uma abordagem possível
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22203Palavras-chave:
Performance, Consumo Digital, Teoria de PráticaResumo
Este artigo tem por objetivo conceituar consumo digital articulado a performance em sites de redes sociais. Um levantamento do estado da arte sobre o tema revela que, em geral, aborda-se o tema do consumo digital sem conceituá-lo, referindo-se a ele apenas como apropriações. Para tanto, este estudo recorre à Teoria de Prática como substrato teórico para a reflexão aqui pretendida. Frente a isso, o artigo está organizado da seguinte forma: 1) Teoria de Prática e sua relação com os estudos de mídia; 2) levantamento de estudos sobre práticas de mídia digital elaborados a partir dessa filiação teórica; 3) proposição de um conceito de consumo digital. Percebe-se que o consumo digital entendido pela Teoria de Prática, por um lado, não consiste em uma prática e, por outro, possibilita a prática da socialização online.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana. MONTEIRO, Camila.“ESSES ROQUERO NÃO CURTE”: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook In: XXI Compós, 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. p. 01-15.
_____. Customização, viralização, e disputas nas performances e práticas de consumo subcultural nos sites de redes sociais. In: I Comunicon, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, p. 1-2, 2011.
ARDÉVOL, Elisenda; ROIG, Antoni; SAN CORNELIO, Gemma; PAGÉS, Ruth; ALSINA, Pau. Playful practices: theorising “new media”cultural production. In: BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John. (Org.).Theorising media and practice. Oxford e Nova York: Berghahn, 2010.
BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia. CAMPBELL, Colin. Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BIRD, Elizabeth. From practice to mediated moments: the value of practice theory in the understanding of Media Audiences. BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John (Org.). Theorising media and practice. Oxford e Nova York: Berghahn, 2010.
BOYD, Dannah. Why Youth (Heart) Social Network Sites: The role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: MacArthur Foundation Series on Digital Learning – Youth, Identity, and Digital Media Volume (Ed. David Buckingham). Cambridge: MIT Press, 2007a.
___. Social Networks Sites: Public, Privet, or What? Knowledge Tree, n. 13, v. 1, May 2007b. p. 1-7. Disponível em: http://www.danah.org/papers/KnowledgeTree.pdf. Acesso em: 18 fev. 2013.
___; ELLISON, Nicole. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer- Mediated Communication, Indianapolis, v.1, n. 13, p. 210-230, out. 2007. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html. Acesso em: 18 fev. 2013.
BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John (Org.). Theorising media and practice. Oxford e Nova York: Berghahn, 2010.
CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo. As bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lívia. CAMPBELL, Colin. Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
CORREA, Vanessa. Práticas de consumo online em blogs: estudos de caso do Blog da Thássia e do Blog Garotas Estúpidas. 2012. 95 f. Monografia. (Graduação em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2012.
CHRISTENSEN, Toke; ROPKE, Inge. Can Practice Theory inspire studies of ICTs in everyday life? In: BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John (Org.). Theorising media and practice. Oxford e Nova York: Berghahn, 2010.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance. Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2010.
____; ARAÚJO, Willian Fernandes. Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 472-494, dez. 2013.
NASCIMENTO, Liliana.Exposição e performance em sites de rede sociais. In: IV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. p. 01-17.
PICARD, Martin. Machinima: Video Game As An Art Form? Loading..., Burnaby, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2007. Disponível em: http://journals.sfu.ca/loading/index.php/loading/article/viewArticle/17. Acesso em: 09 dez. 2013.
POSTILL, John. Introduction: Theorising media and Practice. In: BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John (Org.) Theorising Media and Practice. Oxford e Nova York: Berghahn, 2010.
SÁ, Simone de; POLIVANOV, Beatriz. Materialidades da Comunicação e presentificação do sujeito em sites de redes sociais. In: XXI Compós, 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, p. 01-17, 2012.
_____; HOLZBACH, Ariane. #u2youtube e a performance mediada por computador. In: XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, p. 01-18, 2010.
SCHATZCHI, Theodor. Introduction: Practice Theory, in: SCHATZCHI, Theodor ;KNORR CETINA, K.; von SAVIGNY, E. (Orgs.). The Practice turn in Contemporary Theory. London: Routledge, 2001.
_____;KNORR CETINA, K.; von SAVIGNY, E. (Orgs.). The Practice turn in Contemporary Theory. London: Routledge, 2001.
_____. Social Practices: a Wittgensteinian Appproach to Human Activity and the Social. Cambridge: Cambridge Univerity Press, 1996.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede. Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
_____. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
WARDE, Alan. Consumption and Theories of Practice. Journal of Consumer Culture, v. 5, n. 2, p. 131-153, 2005. Disponível em: http://www.espm.br/Pesquisadores_versao1/CAEPM/Documents/Consumption%20and%20Theories%20of%20Practice.pdf. Acesso em: 04 fev. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.