A atuação das agências de notícias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – como distribuidoras de conteúdos no interior dos conglomerados de mídia brasileiros

Autores

  • Hebe Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.14447

Palavras-chave:

Agências de Notícias, Jornalismo, Rotinas de produção

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa sobre a rotina produtiva das três agências de notícias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – que integram os principais conglomerados da mídia brasileira. A partir da sociologia das redações, o estudo mostra os procedimentos de distribuição de conteúdos jornalísticos dos serviços noticiosos, sob a lógica de aproveitamento da produção no interior dos respectivos grupos. Apresenta ainda o funil midiático em 10 jornais regionais localizados nas principais capitais brasileiras.

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Biografia do Autor

Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Jonalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui doutorado em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestrado em Comunicação (Umesp) e graduação em Jornalismo (UFJF). Atualmente é coordenadora do Curso de Jornalismo da UEPG.

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Publicado

2014-09-10

Como Citar

de Oliveira, H. M. G. (2014). A atuação das agências de notícias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – como distribuidoras de conteúdos no interior dos conglomerados de mídia brasileiros. Revista FAMECOS, 21(2), 518–540. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.14447

Edição

Seção

Jornalismo