O ENEM: breves considerações sobre importância avaliativa e reforma educacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23995Palavras-chave:
educação, reforma educacional, ENEM.Resumo
Este trabalho objetiva a reflexão crítica acerca da importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tanto para a avaliação da qualidade geral do ensino médio quanto para o ingresso nas instituições de ensino superior. Para isso, parte-se do pressuposto de que o ENEM é capaz de agir de formas diversas: ajustando o currículo, o que, por sua vez, resultaria na modificação da estruturação do próprio exame, e construindo uma prática educativa coerente por meio dos subsídios que pode oferecer às possibilidades de reforma educacional. Dessa forma, em razão da fonte de dados a que se recorre, adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia capaz de dar conta do objetivo proposto. Ao fim, conclui-se que o ENEM apresenta-se como instrumento hábil a fornecer subsídios para uma possível reforma educacional, devido às características próprias que inclusive o distinguem do vestibular tradicional.
Downloads
Referências
ANDRIOLA, W. B. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas instituições de Ensino Superior (IFES). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-126, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n70/v19n70a07.pdf. Acesso em: 02 mar. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf. Acesso em: 02 mar. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Portaria MEC nº 109, de 27 de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/legislacao/2009/portaria_enem_2009_1.pdf. Acesso em: 02/03/2015.
FRANCO, C. & BONAMINO, A. Iniciativas recentes de avaliação da qualidade da educação no Brasil. In: FRANCO, Creso (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. 43. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/2013/download/livrodemetodologiadapesquisa2010.pdf. Acesso em: 25 mar. 2015.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo. Cadernos de Pesquisa, nº 119, p. 9-27, julho/2003.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2010. 119 p.
VASCONCELOS, C. dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – Por uma práxis transformadora. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2005.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.