O conto e o reconto na promoção da oralidade: uma experiência na Educação Pré-Escolar (Portugal)

Autores

  • Isabel Simões Dias Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19936

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Oralidade, Reconto.

Resumo

Este estudo, de índole qualitativa, apresenta uma experiência educativa realizada no ano letivo 2010/2011, numa sala de um Jardim de Infância da rede pública da região centro de Portugal. Selecionando 4 crianças (duas com 4 anos e duas com 5 anos) de um grupo de 17 crianças, a educadora infantil escolheu quatro histórias do Plano Nacional de Leitura português e analisou o reconto das crianças ao nível da sequenciação e da inclusão de conhecimentos e vivências pessoais (MARQUES, 1990). Os resultados revelaram as potencialidades do conto/reconto na promoção da oralidade, nomeadamente, i) levando as crianças a encontrar estratégias para iniciar e para finalizar as histórias e a utilizar expressões de introdução e de conclusão das histórias e ii) incentivando as crianças a aplicar conhecimentos das histórias, dos projetos desenvolvidos em contexto de jardim-de-infância e das suas vivências pessoais. Estes dados, situados neste contexto educativo específico, revelam os padrões de organização do discurso oral das crianças em estudo e levam-nos a refletir sobre o papel do conto/reconto na promoção da oralidade em contexto de Educação Pré-Escolar.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Dias, I. S. (2015). O conto e o reconto na promoção da oralidade: uma experiência na Educação Pré-Escolar (Portugal). Educação Por Escrito, 6(2), 314–326. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19936