Tecnologias digitais na pós-graduação: leitura, escrita e discussões online
Resumo
O presente artigo busca ampliar a discussão em torno do tema das tecnologias digitais na pós-graduação. Parte de uma breve fundamentação acerca da importância da leitura na educação básica, uma vez que essa é responsável pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas leitoras, bem como pelo gosto pelo hábito de ler. A temática é discutida à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e encontra apoio teórico em Palloff e Pratt (2013), Kearsley (2012), Faria (2009), Grillo e Gessinger (2008), Kenski (2000). O trabalho apresenta, ainda, proposições do uso das ferramentas digitais como potencializadora de estudo e propulsora de novas habilidades de ler e escrever no ambiente virtual. Esclarece que as tecnologias digitais e as ferramentas online podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem na pós-graduação, tendo em vista que professores e alunos da contemporaneidade estão conectados em rede. Além disso, anuncia que essas tecnologias podem interferir, positivamente, potencializando a leitura, a comunicação e a interação, por intermédio das trocas feitas por meio de mensagens eletrônicas, pelos ambientes virtuais de aprendizagem e, também, pelas redes sociais.Downloads
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Publicado
2014-01-09
Como Citar
Casaletti, B. B., Spagnolo, C., & Cardoso, S. S. (2014). Tecnologias digitais na pós-graduação: leitura, escrita e discussões online. Educação Por Escrito, 4(2), 191–203. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/15905
Edição
Seção
Artigos