Literatura infantil e experiências cotidianas: relações estabelecidas por crianças
Resumo
RESUMO: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ALGUMAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE CRIANÇAS, SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS E LITERATURA INFANTIL. FORAM UTILIZADOS DADOS PARCIAIS DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO COM BASE NO REFERENCIAL DE PESQUISA COM CRIANÇAS E NA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE UM GRUPO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO). OBSERVAÇÃO, DIÁRIO DE CAMPO E ENTREVISTAS COLETIVAS COM CRIANÇAS FORAM OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. PARA DESCRIÇÃO DENSA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (GEERTZ, 2011) UTILIZARAM-SE REFERÊNCIAS TEÓRICAS DOS ESTUDOS INTERPRETATIVOS DA INFÂNCIA COM BASE NOS CONCEITOS DE AGÊNCIA COLETIVA (MAYALL, 2002; CORSARO, 1997), REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA E CULTURA DE PARES (CORSARO, 1997, 2005, 2011). DO CAMPO DA LITERATURA UTILIZARAM-SE OS CONCEITOS DE FUNÇÃO HUMANIZADORA DA LITERATURA (CÂNDIDO, 1972; 2004), ESTÉTICA DA RECEPÇÃO (JAUSS, 1994), ATIVIDADE DO LEITOR (ZILBERMAN, 2003), DENTRE OUTROS. PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, CULTURAS INFANTIS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.