Revistas institucionais, uma pedagogia
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar que revistas institucionais têm funções pedagógicas. Pelas lentes de análise dos Estudos Culturais, o ponto de vista teórico apoia-se em reflexões sobre a representação apresentadas por Hall e Woodward; sobre as revistas e a mídia, Fischer, Gerzson e Scalzo; sobre a pedagogização, Steinberg e Kincheloe, Giroux e McLaren, Gallo e Willis. A parte empírica desta pesquisa realizou-se pela análise cultural de edições da revista Indústria Brasileira, onde se buscou problematizar a produção de significados através da circulação de ideias e imagens vigentes produzidas. O estudo possibilita a constatação de que uma revista institucional funciona como uma pedagogia cultural, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades culturais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.