Pressupostos metodológicos para análise do fenômeno religioso: a contribuição de Angela Ales Bello em diálogo com Husserl e Edith Stein

Autores

  • Clélia Peretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6736.2017.1.25764

Palavras-chave:

Fenomenologia. Fenomenologia da Religião. Angela Ales Bello. Husserl. Edith Stein.

Resumo

O presente artigo discute os pressupostos metodológicos para o estudo do fenômeno religioso a partir das linhas traçadas por Angela Ales Bello, filósofa italiana, interprete do pensamento de Edmund Husserl e de Edith Stein, em suas várias obras. A tarefa desta pesquisa consiste em compreender como a filosofia fenomenológica pode contribuir para repensar as estruturas internas do sagrado e especificar o papel da Fenomenologia da Religião no aprofundamento da experiência religiosa. Ales Bello, seguindo os passos da fenomenologia husserliana e steiniana, propõe, como ponto inicial para o estudo das religiões, uma análise antropológica. As indicações advindas do método fenomenológico de Husserl e de Edith Stein revelam-se como instrumentos úteis para entrar nos meandros das dimensões sacro-religiosas e para compreender o sentido profundo da experiência religiosa e mística. O conteúdo do artigo deixa transparecer o encontro de Angela Ales Bello com a fenomenologia de Husserl e de Edith Stein, seu “encantamento” pela busca humana da verdade e pelo seu filosofar estritamente entrelaçado com a vida.

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Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Clélia Peretti, possui Graduação em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta - Roma/Itália (1990); Graduação em Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum - Roma/Itália (1997); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP, Brasil (1998); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2002). É doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo- RS (2009); É Pós-doutora pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense - Roma (2015). Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR ? (2000) e em Educação a Distância pela Universidade de Brasília ? UnB (2007). É Bacharel em Teologia pela PUCPR (2010). Atuou como Coordenadora do Curso de Língua Italiana no Centro de Cultura PR/SC (1998-2002) e como Assessora de Pastoral na Provincial Centro Sul dos Irmãos Maristas (2003-2005). Foi coordenadora do Curso Normal Superior e de Pedagogia na modalidade a Distância na Faculdade Educacional da Lapa/PR (2005-2008). É professora e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós- Graduação em Teologia - PPGT da PUCPR e nos Cursos de Graduação com disciplinas do Eixo Humanístico. Ministra cursos de pós-graduação, palestras e de extensão como professora convidada na área da Teologia e e Educação. É membro do grupo de pesquisa ?Religiosidade e Processos de Subjetivação? e ?Teologia e Bioética? da PUCPR. É membro do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião).Dedica-se a pesquisa e ao aprofundamento dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero, feminino e feminismos. Fenomenologia e antropologia em Edith Stein e pensadores contemporâneos. Culturas, Interculturalidade, diversidade religiosa, Direitos humanos, Juventudes. Sexualidade. HIV/Aids. Vulnerabilidade e Violência contra a mulher. Relações Familiares e prática de cuidado. Formação de lideranças. Foi membro do Comitê de Ética da PUCPR e atualmente é membro de International Academy of Practical Theology - IAPT- USA, da SOTER e ANTPECRE. 

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Publicado

2017-08-31

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