Formadoras da vida espiritual

Comentários de Edith Stein sobre a educação da interioridade em Teresa D’Ávila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2022.1.43259

Palavras-chave:

Edith Stein, Teresa D’Ávila, educação da interioridade, espiritualidade cristã, Castelo Interior

Resumo

O artigo objetiva descrever o caminho de formação da vida espiritual através da obra de Teresa D’Ávila (1515-1582) discutida por Edith Stein (1891-1942) no ensaio O Castelo Interior (Die Seelenburg). A fenomenóloga, a partir de seus estudos sobre a Empatia (Zum Problem der Einfühlung), desenvolveu uma antropologia de inteireza humana, corpo-psique-espírito (Leib), afirmando a existência de um “núcleo pessoal” (Kern) de natureza espiritual. No fluxo de suas pesquisas, conheceu os escritos cristãos. Estes ampliaram suas bases teóricas em aliança com as pesquisas que desenvolvia. O texto delimita-se no impacto dos escritos de Teresa D’Ávila na vida e obra de Edith Stein. Ao conhecer o Livro da Vida (1563), a filósofa decide (re)examinar sua trajetória, convertendo-se ao Cristianismo Católico e expandindo seus estudos fenomenológicos à antropologia teológica. Por este caminho, através do método de análise bibliográfica e documental, revisita-se a literatura de Edith Stein com Teresa D’Ávila, mapeando as contribuições de ambas como formadoras do humano ao conhecimento do mistério de Deus e da experiência de um Deus-Amor habitante na interioridade espiritual. Conclui-se com interfaces paradigmáticas através da educação do espírito em inteireza com a formação da pessoalidade e com as relações comunitárias, educação esta cada vez mais urgente frente as complexidades e fragmentações hodiernas. 

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Biografia do Autor

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Teologia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, Pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Porto-Alegrense (FAPA), em Porto Alegre, RS, Brasil. Licenciada em Pedagogia pela PUCRS. Atua na Pró-Reitoria de Identidade Institucional da PUCRS coordenando o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. 

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo, RS, Brasil; pós-doutora em Fenomenologia pela Pontificia Università Lateranense (PUL), em Roma, Itália; mestre em Educação Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil; especialista em Gestão de Escolas (PUCPR) e em Educação a Distância na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; licenciada em Pedagogia e em História; bacharel em Teologia e Ciências da Religião. Docente do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCPR. Membro da Academia de Líderes Cristãos Católicos Latino-Americana. Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero e Educação da PUCPR. 

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Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

Dossiê - Mulheres no Cristianismo