A educação católica em tempos de incertezas

Reflexões para o revigoramento de um querigma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44877

Palavras-chave:

Educação Católica, Sociedade, Mudanças, Pacto Educativo Global.

Resumo

Este artigo busca analisar alguns fundamentos da educação católica e relacioná-los com o contexto global de insegurança e medo que tem se intensificado no Ocidente, especialmente no Brasil, nas últimas décadas. Esses elementos são essenciais para se compreender a proposta educativa católica e sua relevância diante do contexto de incerteza e medo que permeia a sociedade atual. Ao explorar esses elementos teológicos, é possível vislumbrar como a educação católica busca fornecer uma base sólida para enfrentar as incertezas e promover uma consciência crítica e dialogal. Para isso, é realizada uma contextualização da cultura do medo e seus mecanismos. Em seguida, à luz do Pacto Educacional Global, são explorados os elementos teológicos e querigmáticos presentes na prática educativa da tradição católica. Por fim, são apresentadas as possibilidades de reflexão sobre instituições pedagógico-teológicas para a educação católica em tempos de inquietação. Trata-se de ensaio teórico baseado em revisão bibliográfica, utilizando a metodologia de revisão narrativa de literatura.

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Biografia do Autor

Gillianno José Mazzetto de Castro, Universidade Paranaense (UNIPAR), Cidade, PR, Brasil.

Doutor e mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, tem pós-doutorado em Filosofia
(PUC-RS) e em Psicologia Clínica (IP-USP). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador do grupo de pesquisa Psicologia e Fenomenologia (PUCRS). Pesquisador na Cátedra Unesco das Juventudes, UCB. Foi reitor do UniCatólica. Atualmente, é diretor executivo de Inovação e Novos Negócios na UNIPAR. Pesquisa nas áreas de Psicologia, Fenomenologia, Linguística, principalmente em assuntos relacionados às práticas de hábito de vida em grupos humanos.

José Abel de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem mestrado em Licenza pela Pontificia Università Gregoriana (PUG). Atualmente, é professor de Cultura Religiosa no departamento de Teologia e assessor especial da reitoria para formação em Identidade e Missão da PUC-Rio. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática.

Marcelo Bonhemberger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (UPS). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). É professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS e pró-reitor de Identidade Institucional da PUCRS.

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Publicado

2023-12-20