O delicado casamento entre a fé e a religião

Um balanço histórico-teológico da distinção crítica da relação fé e religião

  • Claudio de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
Palavras-chave: Fé e religião, Secularização, Cristianismo, Arreligioso

Resumo

A pesquisa está centrada na tarefa de revisitar um quadro referencial teológico de certa importância no contexto europeu e estadunidense do século 20, que ficou conhecida como Teologia Dialética, e que encontrou eco em diferentes e importantes círculos teológicos, católicos e protestantes, para extrair dele um fio condutor do debate, que é a relação entre a fé e a religião. Metodologicamente, optou-se pelo foco nos processos em que tal relação foi tematizada e aprofundada pelos renomados teólogos protestantes Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer, seguidos, em segundo plano, de Friedrich Gogarten, Thomas Altizer, William Hamilton e Harvey Cox. Entre os resultados da pesquisa, o trabalho oferece uma síntese dos aspectos cruciais da distinção crítica entre a fé a e religião, como por exemplo realçar a parcialidade da religião e a integralidade da fé, e de alguns conceitos-chaves que marcaram os processos de reflexão teológica sobre a secularização, especialmente a noção de cristianismo arreligioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pós-doutor pela Southern Methodist University (SMU), Estados Unidos. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Referências

BARCALA, Martin. Cristianismo arreligioso: uma introdução à cristologia de Dietrich Bonhoeffer. São Paulo: Arte Editorial, 2010.

BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T. Clark, 1956. (v. IV, n. 1).

BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T. Clark, 1958. (v. IV, n. 2).

BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T Clark, 1961. (v. IV, n. 3).

BARTH, Karl. Dádiva e Louvor: artigos selecionados de Karl Barth. São Leopoldo: Sinodal, 1986.

BARTH, Karl. Introdução à Teologia Evangélica. São Leopoldo: Sinodal, 1989.

BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e Submissão. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

BRUNNER, Emil. O Equívoco sobre a Igreja. São Paulo: Novo Século, 2000.

BRUNNER, Emil. Teologia da Crise. São Paulo: Novo Século, 2000.

GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998.

HIGUET, Etienne (org.). Teologia e modernidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2005.

MACKINTOSH, Hugh R. Teologia Moderna de Schleiermacher a Bultmann. São Paulo: Novo Século, 2004.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. “Igreja como comunidade profética: uma visão evangélica”. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 37, n. 1, p. 62-72, 1997.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. A provisoriedade da Igreja: uma contribuição teológica de Karl Barth. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 8, p. 443-470, 1998.

RODRIGUES, Adriani Milli. A crítica teológica da religião: um estudo comparativo da crítica da religião nas teologias de Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer. 2009. Dissertação [Mestrado em Teologia] – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

TADEU, José Batista; SILVA, Emerson. Religião e cultura urbana na Teologia da Secularização de Harvey Cox. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, Recife, v. 7, n. 2, p. 168-186, jul./dez., 2017.

Publicado
2021-09-27