Características relacionadas ao perfil de fragilidade no idoso

Autores

  • Camila Bitencourt Remor Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angelo José Gonçalves Bós Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Werlang Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

ENVELHECIMENTO, IDOSO FRAGILIZADO, IDOSO, IDOSO DE 80 ANOS OU MAIS, SAÚDE DO IDOSO, PERFIL DE SAÚDE.

Resumo

Objetivos: identificar a presença da fragilidade em idosos participantes de um ambulatório de Geriatria. Métodos: os dados foram coletados por entrevista e consistiram na caracterização da fragilidade, dados sociodemográficos, dados econômicos e hábitos de vida. A amostra de 100 idosos foi agrupada em três níveis: frágeis, pré-frágeis e não-frágeis. A análise foi realizada no Epi Info e os dados foram descritos em frequência, média e desvio padrão da média. Para as comparações foi utilizado o qui-quadrado e considerando como significativo p menor do que 0,05. Resultados: verificou-se algum grau de fragilidade em 84% dos idosos, dos quais 31% eram frágeis e 53% pré-frágeis, restando 16% não-frágeis. A fragilidade foi estatisticamente associada com o tipo de moradia (se a moradia era própria, não própria ou instituição de longa permanência para idosos), perda de peso não intencional, fadiga e fraqueza autorreferidas, inatividade, capacidade funcional diminuída, consumo de bebida alcoólica e internações hospitalares no último ano. Conclusões: a identificação da fragilidade pode contribuir para o estabelecimento de medidas preventivas e a potencialização do cuidado ao idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bitencourt Remor, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem – PPGENF – UFRGS e especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Angelo José Gonçalves Bós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Geriatra. Doutor em PhD In Medicine - Tokai University, School of Medicine e pós-doutorado no Baltimore Longitudinal Study of Aging e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Co-orientador da pesquisa.

Maria Cristina Werlang, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Farmacêutica. Doutora em Gerontologia Biomédica e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientadora da pesquisa.

Publicado

2011-09-11

Como Citar

Remor, C. B., Bós, A. J. G., & Werlang, M. C. (2011). Características relacionadas ao perfil de fragilidade no idoso. Scientia Medica, 21(3), 107–112. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/8491

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)