Protocolo preventivo da terapia de regulação infantil

Estudo piloto no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36289

Palavras-chave:

prevenção, crianças, escolas

Resumo

A qualidade da educação relaciona-se com o investimento na aprendizagem acadêmica e com o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Esse artigo objetiva avaliar os efeitos do protocolo preventivo da Terapia de Regulação Infantil (TRI-P) nas habilidades socioemocionais de crianças. A TRI-P tem como propósito desenvolver competências emocionais e sociais nas escolas. Utilizou-se delineamento quasi-experimental com avaliação pré e pós teste. Participaram 28 crianças de sete a nove anos, estudantes de uma escola particular no interior do Rio Grande do Sul. Aplicou-se as escalas Social Skills Rating System para a avaliação de habilidades sociais e comportamentos problemáticos e Emotional Regulation Checklist para avaliar regulação e labilidade emocional. Os resultados, após intervenção, apontam diminuição nos níveis de problema de comportamento e aumento nos escores de regulação emocional e habilidades sociais. Percebe-se que a implementação de programas de habilidades socioemocionais pode ser promissora frente à importância do cuidado com saúde mental no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Marina Heinen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil; mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Karine Ranzi Valentim de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Victoria Deluca, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Marina Gusmão, Instituto de Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar (InTCC), Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil; coordenadora de ensino e professora no Instituto de Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar (InTCC), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Margareth da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Heinen, M., Souza, K. R. V. de, Deluca, V., Gusmão, M., & Oliveira, M. da S. (2021). Protocolo preventivo da terapia de regulação infantil: Estudo piloto no ambiente escolar. Psico, 52(4), e36589. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36289

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