Representações do mundo da moda na mídia: do luxo ao lixo

Autores

  • Cláudia da Silva Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6324

Palavras-chave:

Mídia, representações culturais, identidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do discurso da mídia na construção de representações contraditórias e excludentes que dizem respeito a esferas culturais que fazem parte da mesma sociedade moderna brasileira: neste caso, a pobreza e o mundo da moda. Um Estudo de Caso sobre Gisele Guimarães, moradora da Cidade de Deus e modelo de moda, e a análise de matérias publicadas em revistas e jornais brasileiros, além de um programa da TV francesa, servem de objeto de estudo para esta discussão.

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Biografia do Autor

Cláudia da Silva Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Professora do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Como Citar

Pereira, C. da S. (2009). Representações do mundo da moda na mídia: do luxo ao lixo. Revista FAMECOS, 16(40), 97–104. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6324

Edição

Seção

Representações na Contemporaneidade