O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil

Autores

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Euler David de Siqueira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.23286

Palavras-chave:

Imaginário, Publicidade, Etnocentrismo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a forma como o imaginário acerca do outro é construído pela publicidade de um país. Medo, desconfiança, mas também fascínio e admiração são algumas das emoções e representações que povoam o imaginário acerca da alteridade. Na base dessa relação, o etnocentrismo se instaura tanto em sua versão positiva quanto negativa. Metodologicamente esta é uma pesquisa de natureza qualitativa hermenêutico-interpretativa, um estudo de caso que faz uso de pesquisa bibliográfica. Levantamos a pista de que a atribuição positiva da identidade brasileira na publicidade de outro país esconde um expediente etnocêntrico. A forma cordial e simpática com que brasileiros são descritos em um comercial uruguaio além de reforçar estereótipos revela uma relação etnocêntrica: a afirmação da identidade de si pela rotulação do outro.

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Biografia do Autor

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com estágio pós-doutoral em Sociologia (Université Paris-Descartes). Professora associada do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Corps: corpo, representação e espaço urbano.

Euler David de Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Pós-doutorado em Sociologia pela Sorbonne/Université Paris-Descartes. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Juiz de Fora.

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Siqueira, D. da C. O., & de Siqueira, E. D. (2016). O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil. Revista FAMECOS, 23(3), ID23286. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.23286

Edição

Seção

Tecnologias do Imaginário

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